Percussão
percussão I percussionista I blog I eventos I instrumentos I vídeos I fotos I links I contato .

 

 

...
• • • MISSA DOS QUILOMBOS
Missa dos Quilombos
Celebrando os 30 anos da obra, espetáculo da Companhia Ensaio Aberto fecha a intensa programação 2011 do Armazém da Utopia. foto: Luiz Fernando Lobo

No Ano Internacional dos Afrodescendentes, a Missa dos Quilombos, da Companhia Ensaio Aberto, aporta no Armazém da Utopia, sede do grupo desde 2010. Composta em 1981 por Milton Nascimento, Pedro Tierra e Dom Pedro Casaldáliga, a Missa dos Quilombos ficará em cartaz de 3 a 20 de dezembro, diariamente, com folga apenas nos dias 6 e 13/12. (mais abaixo)

 

Missa dos Quilombos
Assistido por mais de 65 mil pessoas, o espetáculo tem direção geral de Luiz Fernando Lobo, direção musical de Túlio Mourão, direção de percussão de Robertinho Silva, cenários de Cláudio Moura e figurinos de Beth Filipecki e Renaldo Machado, Missa dos Quilombos aborda a exclusão social na sociedade moderna, tema recorrente do grupo. O espetáculo encerra com chave de ouro a bem sucedida temporada de 2011 do Armazém da Utopia, que contou com a exposição dos 18 Anos da Ensaio Aberto, o cabaré “Havana Café”, acolheu a sede do Festival de Cinema do Rio e o Rio Market, a Plataforma Carioca de Artes Cênicas, o Festival Panorama e a implantação do ponto de cultura Porto Aberto: a memória viva.

Robertinho Silva: É, sem dúvida nenhuma, um dos artistas brasileiros mais significativos das últimas décadas. Sua arte é tocar bateria e percussão. Carioca e auto didata, descobriu a potencialidade da bateria ainda menino e teve influência dos principais bateristas do Samba Bossa Nova (Edson Machado, Milton Banana e Dom Um Romão) e dos bateristas de Jazz norte americanos (Art Blakey, Philly Jo Jones, Elvin Jones, Tony Willians e Max Roach). Destacou-se com o grupo “Som Imaginario” junto de Wagner Tiso e Luiz Alves e desde o início de sua carreira, no final dos anos 60, até hoje, participa de gravações e concertos com grandes nomes da música nacional e internacional.

Robertinho Silva participou de grandes festivais como New Port, Berlim, Free Jazz Festival, JVC New York, Montreaux, Midem e muito outros. Sua carreira inclui, não só gravações em estúdio, como apresentações ao lado de Milton Nascimento (com quem trabalhou por 26 anos), João Donato, Tom Jobim, Wayne Shoter, Paul Horn, George Duke, Egberto Gismonti, Airto Moreira, Flora Purin, Raul de Souza, Dori Caymmi, Calt Tjader, Sarah Vaughn, Gilberto Gil, João Bosco, Toninho Horta, Gal Costa, Nana Caymmi e Chico Buarque, dentre outros. Mais recentemente com Lisa Ono, Guilherme Vergueiro, Wanda Sá, Mônica Salmaso, o saxofonista Bud Shank e o guitarrista George Benson. Em 2011, lançou os novos trabalhos: LASCAMÃO, banda percussiva em parceria com Carlos Negreiros, Guto Goffi, Marcos Esguleba entre outros, UNIÃO um duo de baixo e percussão em parceria com Eduardo Machado e o DUO CARA E COROA em parceria com Gabriel Improta.

 

 

...........................
ARTIGOS
CURSOS

Dos troncos e das sementes das árvores, dos ossos e peles dos animais, do metal e do plástico, do ar e da vibração dos corpos, o homem vem transformando matéria em instrumentos de percussão ao longo de sua história.



Sites parceiros:

Căes
Gatos
empregos
Vinhos
Plantas
Samba Carioca


.

percussão I fotos I links I vídeos I contato