Percussão
percussão I instrumentos I eventos I vídeos I fotos I links I contato I english .

 

 

 

Pratos
Pratos
foto 1: Pratos com couro para o o manuseio

Pratos
foto 2: Pratos suspensos, geralmente tocados com baquetas

Pratos, pratos-de-choque, címbalos, hi-hat, são instrumentos musicais de percussão construídos a partir de uma liga de metal, geralmente, à base de bronze, cobre e/ou prata e até metais inferiores.

Podem ser percutidos golpeando um dos pratos contra o outro (foto 1) obtendo assim o som através do choque entre eles. Esse recurso é utilizado em bandas marciais, bandas de pífe, blocos de marchinas e orquestras eruditas. Podem ser percurtidos também com um par de baquetas e simplesmente com a mão como alguns percussionistas o fazem.

São classificados como instrumentos idiofônicos, já que é a vibração do corpo do prato que produz o som.

Os pratos estão presentes em diversas culturas e diversos gêneros musicais. Encontra-se dentro dos gêneros da música brasileira o maxixe, a polca, a marchinha, o frevo

Tornou-se bastante associado a bateria na qual, com o decorrer do tempo, foram se acoplando diversos tipos de pratos de timbres e ressôncias diferentes.

Tipos de pratos

Os Utilizados em baterias são:

* Crash (Prato de ataque maior que 13)
* Splash (Prato de ataque menor que 13)
* Ride (popularmente conhecido como Prato de condução)
* Hi-Hat ( Prato de choque ou Chimbal)
* China (Pratos que lembram pratos chineses gigantes)

Principais marcas

* Saluda
* Paiste
* Istanbul
* Sabian
* UFIP
* Zildjian
* Meinl
* Bosphorus

Bibliografia:

BOLÃO, Oscar. Batuque é um privilágio. A percussão na música do Rio de Janeiro para músicos, arranjadores e compositores. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 2003.

Rocca, Edgar Nunes "Bituca", Escola Brasileira de Música: Uma visão Brasileira no ensino da música e seus instrumentos de percussão 1. Rio de Janeiro: Europa, EBM, 1986.

Wikipédia


.

fotos I links I outros vídeos